ATENDIMENTO

BRASIL

+55 11 3383 6300

0800 777 00 77

EUROPA

+351 249 730170

........................................

HOME

.....................................01

QUEM SOMOS

.....................................02

CONCEITO

.....................................03

FORM - FINDING

.....................................04

TIRA DÚVIDAS

.....................................05

PROJETOS

.....................................06

LINKS

.....................................07

REGIÕES ATENDIDAS PISTELLI

.....................................08

ASSOCIADOS ASBEA

.....................................09

PROJETOS EM VIDRO

.....................................10

CONTATO

.....................................11

REDES SOCIAIS PISTELLI

.....................................12

CATÁLOGO E REVISTAS ON-LINE

........................................

FOTO 360 - UNB
(clique aqui para ampliar)

........................................

NEWSLETTER


Digite seus dados abaixo:

........................................

DÚVIDAS OU SUGESTÕES

arquiteturatextil@pistelli.com














Tirar Dúvidas

01) Como é tratada a questão da acústica em uma tensionada?

As estruturas tensionadas têm um comportamento acústico excelente, com pouca reverberação, tendo a geometria um papel importante neste contexto, como é de praxe. Notadamente, a membrana é mais transparente aos sons graves, refletindo a maior parte dos agudos. Para auditórios em que é necessária uma qualidade de som excepcional, é recomendada a compensação eletrônica de algumas freqüências para obter respostas sonoras perfeitas, dispensando tratamentos acústicos do ambiente. O tecido absorve bem o ruído da chuva, o que permite a utilização destes espaços, sem problemas nessas ocasiões.

 

02) De que modo posso iluminar uma tensoestrutura adequadamente?

Uma boa maneira de se iluminar o ambiente de uma tensoestrutura é indiretamente, isto é, considerando-se que a membrana seja branca, pode-se direcionar as luminárias acima do campo visual dos usuários, de modo que a luz reflita na membrana de volta ao espaço interno. Esta técnica tem a vantagem de proporcionar uma agradável luz difusa graças a grande capacidade de reflexão do material. Com isso, pode se obter um efeito externo muito interessante de iluminação de toda a cobertura desde que a mesma seja feita em material de boa translucidez sem que haja iluminação externa forte que descompasse esse efeito.

 

03) Por que as estruturas tensionadas em geral são brancas?

O motivo principal da utilização da cor branca é a capacidade de reflexão da luz e calor solar em mais de 70%, o que propicia um ambiente agradável no interior, desde que haja ventilação adequada. Além disso, a cor branca é neutra, vantagem que evita o cansaço visual em vista das grandes áreas que ocupa. Porém as cores também podem ser utilizadas em casos específicos em que o propósito é justamente chamar a atenção. Em locais onde existam poeiras de cor específica, pode-se adequar a membrana à situação que permita a menor manutenção possível. Podem haver projetos em que a cor branca já predomina o exagero, então o uso, por exemplo, de um amarelo cítrico, como o aeroporto de Dusseldorf, pode ser de interesse do arquiteto. Uma coisa é certa, não se deve brincar com cores em uma estrutura tensionada, sob risco de se parecer com um circo, lúdico, mas com menos classe. Ferraris são vermelhas, tensionadas são brancas.

 

04) Como é tratada a questão do conforto térmico?

Assim como qualquer outro tipo de estrutura, o projeto arquitetônico é o que define as condições de conforto em conjunto com a escolha do material. No projeto de uma estrutura tensionada, aspectos como, ventilação cruzada, aberturas e saídas de ar no topo da cobertura (chapéu) auxiliam no desempenho térmico quanto ao resfriamento do ambiente.

 

O material utilizado na confecção de uma estrutura tensionada (membrana), possui características que agregam valores na reflexão dos raios UV, responsáveis pelo aquecimento do ambiente, e que podem ser amenizados com utilização de uma membrana com Blockout, por exemplo.

 

05) Como é o comportamento estrutural?

Em relação a uma estrutura convencional de concreto ou uma estrutura metálica, as estruturas tensionadas são mais leves, numa ordem de grandeza de aproximadamente duas vezes menor.

 

Os esforços atuantes são basicamente esforços de tração. Os carregamentos externos e o estado de tensões de tração devem interagir de modo a satisfazer as equações de equilíbrio, que depende da forma e da dupla curvatura, condição essencial para permitir resistência e estabilidade.

 

06) Como é feita a manutenção?

A manutenção é simples e necessária para garantir uma vida útil mais longa. Dependendo do tamanho e local de instalação, sujeito à ações agressivas de deterioração, como por exemplo, poluição e fungos. Recomenda-se uma lavagem a cada 6 meses.

 

07) Quais as principais referências de estruturas tensionadas?

Numa ordem cronológica podemos citar:

- Terminal de passageiros de Jeddah – Arábia Saudita, 1981;

- Estádio Rei Fahd, Riad – Arábia Saudita, 1992;

- Aeroporto de Denver, 1993;

- Dome do Milênio, 1999.

Entre outras de grande repercussão internacional, sendo Frei Oto o maior expoente.

 

08) Quais as principais vantagens levadas em consideração na escolha por uma estrutura tensionada?

As principais vantagens de escolher uma estrutura tensionada são:

- Leveza e capacidade de vencer grandes vãos;

- Simplicidade dos seus elementos estruturais;

- Facilidade de montagem;

- Efeito estético surpreendente e evocação simbólica;

- Baixo peso em relação as estruturas de concreto armado e aço convencional;

- Variabilidade formal e geométrica.

 

09) Qual o custo de uma estrutura tensionada?

Uma estrutura tensionada não deve ser considerada um projeto como um elemento de baixo custo, sendo praticamente uma perda de tempo sua inclusão entre as opções de escolha de uma cobertura quando o critério custo é o de maior importância. Porque a execução de cada projeto requer maquete eletrônica e física, cálculo e detalhamento especiais, definição de materiais (grande parte de procedência estrangeira) para durabilidade e bom aspecto após muitos anos de uso. Nada parecido com a imagem das lonas quase descartáveis que nós conhecíamos, estendidas para festas, circos etc. Hoje até mesmo circos utilizam estruturas tensionadas, como é o caso de Beto Carreiro e outros. A estrutura tensionada deve ser considerada uma obra de arte, objeto feito sob encomenda para um designer, única, com o valor de um original.

home quem somos conceito form - finding tirar dúvidas projetos links contato